Carros: Novo Ford Fiesta

24 de jan. de 2009

Novo Ford Fiesta

A Ford anunciou que vai realmente produzir o novo Ford Fiesta sobre a plataforma e design do carro-conceito que tem sido o frisson da marca nos últimos meses, o Conceito Verve. A Ford, que não é nada boba, preferiu manter o nome Fiesta no modelo.

Estrela reluzente do Salão de Genebra, o ousado hatchback será o primeiro carro global da nova fase da marca. Ele será vendido em diversas partes do mundo e fabricado na Europa (Alemanha e Espanha), Ásia e América do Norte.Estranhamente, no entanto, o texto oficial da Ford não cita o Brasil com clareza em momento algum. O carro será lançado primeiro na Europa, depois na Ásia, África do Sul e Austrália já a partir do final deste ano. E pretende chegar nos EUA Até 2010, em outras versões, incluindo a sedã - será o retorno do modelo aos EUA, após 30 anos.

Numa parte do texto, no entanto, a Ford cita que o carro será vendido "nas Américas" e em todos os mercados chave da empresa. O fato é que o Brasil pertence ao mercado chave da empresa, e considerando que o modelo atual, fabricado aqui com enorme sucesso, não poderia passar despercebido no projeto da Ford. com isso, saiu alguns boatos até então, que garantiam que essa nova geração seria fabricada na Bahia. Fica o suspense, de a Ford estar planejando uma versão mais simples do Fiesta, para ser vendida aqui. No entanto, isso contraria a tendência de oferecer o mesmo produto no mundo, incluindo países em desnevolvimento, como o nosso.

Polêmicas à parte, é importante dizer que a Ford foi muito cuidadosa ao desenvolver o novo Fiesta. O carro, por exemplo, pesa o mesmo que o anterior, devido ao uso de dois tipos de aço (estratégia comum em modelos bem mais caros), mas é mais bem acabado e sofisticado. O painel do carro é um show de ousadia e originalidade, lembrando os bons tempos em que o Focus revolucionava. A idéia da Ford é novamente criar carros de apelo mundial, e o novo Fiesta exemplifica bem isso. As linhas do Fiesta 2009 europeu tentam e conseguem combinar sofisticação com emoção.

Entre os novos itens de conforto estão a direção eletro-hidráulica, o botão de partida, conexão USB, Bluetooth opcional e a interface de comando no painel, inspirada nos telefones celulares. Entre os de segurança está o airbag de joelho para motorista.

Já em baixo do capô podemos encontrar os motores de 1.2 litros de 60 ou 80 cv, o de 1.4 litros e 91 cv eo novo Duratec Ti-VCT de 1.6 litros e 115 cv. Já os Duratorq TDCi common-rail a diesel vem em duas configurações, 1.4 litros de 68 cv e 1.6 litros de 90 cv, que pode ter filtro de partículas. A Ford prepara um motor ECOnetic com níveis de emissão de CO2 inferiores a 100
g/km. As transmissões Durashift podem ser manual de cinco velocidades ou automática de quatro marchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário